Gaivota Studio é uma produtora audiovisual formada pelas realizadoras Ana Costa Ribeiro e Andrea Capella. Com mais de dezoito anos de experiência nas áreas de roteiro, direção, fotografia, som, produção e montagem, as três sócias iniciam uma parceria a partir de 2013 com o intuito de realizar trabalhos que busquem unir competência técnica, rigor artístico e linguagem inovadora.
REEL

ANA COSTA RIBEIRO. Artista, cineasta e escritora independente. Doutora em Arte e Cultura Contemporânea pela UERJ, Master of Fine Arts em Cinema pela San Francisco State University e Bacharel em Comunicação Social pela UFRJ. Foi artista residente no Lab Cinema Expandido (Laboratório de Videoinstalação/ Cinemateca do MAM), no LabVerde (Programa de Imersão em Arte e Ecologia) e na Walden (Residência de Criação Documental); e realizou duas exposições individuais: A CASA É QUANDO A GENTE VOLTA (Galeria do Ateliê da Imagem) e ALÉM DO PONTO DE FUSÃO (Espaço Vazio/ Largo das Artes). Como diretora, realizou sete curtas-metragens, entre eles, ARPOADOR, e cinco séries documentais, entre elas, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE NO BRASIL. Trabalha como montadora há 24 anos, tendo colaborado com diversos artistas e cineastas em videoinstalações e filmes documentários. Seus ensaios foram publicados em revistas no Brasil e em Portugal. É professora há 15 anos, em cursos livres de documentário, linguagem cinematográfica, montagem, narrativas audiovisuais e processo criativo, entre outros. Em 2023, finalizou seu primeiro longa-metragem como diretora: TERMODIELÉTRICO, sobre um fenômeno natural descoberto por seu avô, um físico experimental. O filme teve sua estreia nacional no Festival do Rio e sua estreia internacional no IDFA - International Documentary Film Festival Amsterdam; e será lançado nos cinemas do Brasil em outubro de 2024.
VER TRABALHOS
ANDREA CAPELLA. Estudou Arquitetura, História da Arte, Cenografia e Cinema, especializando-se em Direção de Fotografia na UFF, onde também deu aulas de 2004 a 2006. É diretora de fotografia dos longas metragens “Corpo Elétrico”(Marcelo Caetano),“Ressaca” (Bruno Vianna), “A Fuga da Mulher Gorila” (Felipe Bragança e Marina Meliande), “A Alegria” ( Felipe Bragança e Marina Meliande, selecionado para a Quinzena dos Realizadores de Cannes), Claun (Felipe Bragança) e 20 curtas metragens, dentre eles: “Na sua companhia” (Marcelo Caetano, prêmio de Melhor Fotografia - Close 2012) e “Por dentro de uma gota d’água” (Felipe Bragança e Marina Meliande, prêmio de Melhor Fotografia – Kodak Film School Competition, Brasil). Dirigiu, com Peter Lucas, o curta “Instantâneos”, premiado como Melhor Filme no Festival Primeiro Plano de 2011 e co-dirigiu “Ficar parado cansa” - um episódio do longa Desassossego. Como artista visual, desenvolve trabalhos em diversas mídias como fotografia, vídeo e desenho e colabora com diversos artistas de teatro, artes visuais e dança, com experiências em iluminação, fotografia, novas tecnologias e vídeo.
VER TRABALHOS